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O que é a Logística 4.0 e porque ela já é uma velha conhecida sua

Em nosso último artigo explicamos de maneira simples o que é a Indústria 4.0 e falamos dos seus impactos no mercado e nas pessoas, mas será que essa revolução somente se aplica a uma fábrica? Neste artigo, você terá essa resposta e ficará sabendo um pouco mais sobre o assunto.

E sem mistério, já vamos te dar essa resposta… Não!

O conceito 4.0 é aplicável a diversos setores e não somente a indústria. O foco deste artigo será especialmente no setor de logística. Isso mesmo, logística 4.0!

Pense um pouco…existe alguma empresa voltada para logística, que vem utilizando tecnologias disruptivas de maneira tão impactante e efetiva que acabou se posicionando no topo do ranking das maiores e mais valiosas empresas do mundo?

Algum nome surgiu na sua cabeça? Talvez… Amazon!

Essa gigante empresa (de tecnologia) que dentre suas várias unidades de negócios está também voltada para logística é um “case” de sucesso de logística 4.0.

Vamos explicar:

A Amazon aplica inteligência artificial não somente ao software que proporciona para os consumidores, entendendo seu perfil, proporcionando uma experiência de compra e entrega muito boa almejando aumentar sua receita.

Ela também aplica Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IOT) em seus armazéns, através do uso de robôs e softwares de IA e controle remoto para operação dos seus Centros de Distribuição. Dessa forma ela conseguiu ganhar escala a nível global para atender a pedidos em todo o mundo, com a assertividade necessária que os pilares da indústria 4.0 puderam fornecer para a Operação.

Este vídeo do Centro de Distribuição da Amazon, operado por robôs exemplifica muito bem a logística 4.0.

Existem também outros ganhos sendo proporcionados pelo uso de tecnologia no setor logístico. Destacamos alguns bem importantes:

O uso de tecnologias RFID

As etiquetas RFID (comunicação por rádio frequência de curto alcance) podem ser lidas de forma automática por meio de sensores que serão instalados na entrada e saída do centro de distribuição. Dessa forma, ganha-se velocidade na leitura das informações, evita-se a necessidade de trabalho manual de leitura, mitigando-se os erros de processo.

As principais vantagens dessa tecnologia são:

Uso de robôs

O uso de robôs em um Centro de Distribuição significa diretamente redução de custos Operacionais, através da diminuição do quadro de pessoas e também da redução de falhas e erros humanos. Em nosso artigo sobre Indústria 4.0, falamos sobre os impactos para as pessoas e quais os respectivos pontos de atenção para os profissionais deste ramo de atuação.

Conexão da Central com os Motoristas em tempo real

Com a chegada dos smartphones, o custo para se colocar um aparelho desses nas mãos de toda a frota de motoristas caiu drasticamente e possibilitou a comunicação para monitoramento, gestão e suporte durante o trajeto. Sem falar que hoje existem várias modalidades para viabilizar a aquisição do dispositivo, como o comodato e o leasing operacional.

Uso de aplicativos para roteirização

O planejamento das rotas e a disponibilização do roteiro através de um aplicativo rodando no smartphone do motorista auxilia na otimização e rendimento diário do veículo, bem como na redução de custos de manutenção e combustível. Obviamente a experiência do cliente ao receber o produto certo, dentro do prazo também acaba sendo elevada e índices como o NPS e C-SAT são impactados positivamente.

E agora, faz sentido para você o termo logística 4.0? Ficou interessado em adicionar uma solução de RFID ao seu Centro de Distribuição e monitorar sua frota através de um smartphone rodando um software de comprovação de entregas? Então entre agora mesmo em contato com nosso time de especialistas, a Quebeck tem larga expertise nesse tipo de projeto e com certeza poderá ajuda-lo a alcançar o sucesso. Nos vemos no próximo artigo!

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