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Quem acompanha o blog da Quebeck já sabe da importância de utilizar código de barras em seus processos operacionais. É verdade que essa tecnologia revolucionou a produtividade das operações e vem sendo utilizada pelas empresas a várias décadas, mas o fato é que com a modernização dos dispositivos como coletores de dados, impressoras térmica e sistemas de WMS, outras tecnologias chegaram como uma espécie de “update” para os códigos de barras. No artigo de hoje vamos falar sobre duas delas: RFID e VOZ e como podem ser aplicadas às mais diversas Operações.

RFID

Radio Frequency Identification. A maneira mais simples de explicar como funciona a tecnologia RFID é usar como exemplo o pedágio no formato sem parar. O motorista instala uma tag RFID em seu veículo e a utiliza para passar pelo pedágio, que também tem uma antena e um leitor RFID integrados para captarem a frequência do tag no veículo e debitarem o valor no sistema e, ao mesmo tempo, liberar a passagem pela cancela. Tecnicamente, o que ocorre é a transmissão do campo eletromagnético pelo leitor, na frequência da tag, que quando está ao alcance é ativada e transmite a informações nela gravadas. Essa distância pode variar de centímetros a metros conforme a especificação dos dispositivos.

RFID e VOZ para Logística e Transporte

Agilizar os processos logísticos é fundamental para a cadeira de suprimentos. A tecnologia RFID permite não só agilidade, como garante acuracidade de estoques e pedidos. Preparamos a lista abaixo com as principais aplicações de RFID para logística e transporte:

  • Recebimento, conferência e expedição ágil, rápida e precisa;
  • Conferência de embarque para garantir despacho correto de produtos;
  • Monitoramento de cargas em trânsito, utilizando combinação de tecnologias;
  • Conferência na entrega; Rastreabilidade de embalagens;
  • Automação das operações de movimentação (empilhadeiras, pontes rolantes);
  • Inventário de produtos e embalagens.

rfid vantagens

Vantagens do RFID

  • Confiabilidade – Os sistemas RFID Honeywell podem operar nas mais diversas condições e ambientes; Elevada velocidade de leituras – Os leitores RFID Honeywell são capazes de efetuar leituras em
  • centenas de TAGs por segundo;
  • Redução de erros – Os sistemas RFID permitem que um inventário possa ser efetuado com menor ocorrência de erros, e, em menor tempo;
  • Redução de custos de operação – A tecnologia RFID é capaz de otimizar as operações e fluxos de trabalho;
  • Redução de perdas e furtos – A tecnologia RFID é capaz de identificar a ausência de produtos em estoque;
  • Leitura sem contato ou vista – A tecnologia RFID é capaz de implementar leituras de TAGs à distância, mesmo no interior de caixas;
  • Durabilidade – As TAGs RFID passivas oferecem elevada durabilidade nos mais diversos ambientes de operação;
  • Indústria 4.0 – A tecnologia RFID é um dos requisitos para a indústria 4.0;
  • Dificulta fraudes – O uso de TAGs RFID mitiga consideravelmente eventuais problemas com falsificação de produtos.

Produtos e Soluções RFID

A Quebeck fornece as soluções da Honeywell e possui técnicos certificados. em RFID no time, para apoiar com o desenvolvimento do projeto. Dentre as soluções, destacamos:

  • Soluções fixas (leitores e antenas) para uso em CDs de logística e armazenagem, rastreabilidade de produtos, controle de acesso para estacionamentos e portarias;
  • Soluções veiculares (leitor) para coleta de produtos no setor de logística;
  • Soluções portáteis (gatilhos para coletores de dados) para rastreabilidade em CDs e registro de entregas da carga.

VOZ

Outra tecnologia que aumenta significativamente a produtividade é o uso de headsets e dispositivos de coleta de dados através de comandos de voz. Robustos e ergonômicos, são parte de uma solução de voz integrada que inclui fones de ouvido com cancelamento de ruído, dispositivos usados por cinto, microfones direcionais e software robusto de reconhecimento de voz. Ideal para trabalho estruturado, permite ainda fluxos de trabalho orientados por voz e mãos livres, como separação, recebimento, inspeção, manutenção, armazenamento e reposição de estoque.

Honeywell voz

Vantagens da Solução de VOZ

Essa solução habilita um nível de ergonomia bastante avançado para os colaboradores, permitindo que façam as consultas ao sistema mantendo suas mãos livres. alem de poupar o trabalho de localizar a posição do produto no armazém.

  • Veja uma lista com outras vantagens:
  • Aumento de cerca de 30% na produtividade;
  • Redução de erros de coleta (picking) em cerca de 80%;
  • 99.99% de acuracidade nos pedidos coletados;
  • Redução de 85% do tempo de treinamento de novos colaboradores;
  • Disponível em vários idiomas como português, inglês, espanhol, entre outros.

Já para solução de VOZ a Quebeck fornece VOCOLLECT da Honeywell.

Conclusão

A Quebeck participou recentemente do evento Logística do Futuro, idealizado pela Mundo Logística e apresentou uma séria de soluções RFID e VOZ voltadas ao setor de logística e transportes. Se a sua empresa necessita incrementar a operação, gerar produtividade, reduzir erros no processo e ter uma operação mais eficiente, entre em contato e consulte em detalhes as soluções fornecidas pela Quebeck.

Até o próximo artigo!

 

Não é novidade que a pandemia mudou o comportamento dos consumidores. Comprar online, não só se tornou fundamental desde a época de isolamento, como direcionou as empresas a colocarem esforços e investimentos no digital e em seus processos de vendas e entregas para se tornarem competitivas neste cenário. Desde alimentação e bens de consumo até itens de construção, tudo pode ser comprado pela internet com entrega ultra rápida. Isso facilita muito a vida do consumidor e aumenta bastante o desafio para os negócios. E o evento da Black Friday e Black November é literalmente o maior e mais recompensador de todos, no calendário anual.

 

Mas será que sua empresa está realmente preparada para ser eficiente e de fato potencializar seus ganhos e a experiência dos clientes na Black Friday? Neste artigo, vamos falar sobre a importância de estar preparado para este evento.

 

Vendas turbinadas

 

Mesmo com toda a incerteza de 2020, o crescimento do consumo no evento da Black Friday foi bastante expressivo. O relatório completo da Neotrust/Compre e confie aponta um crescimento de 27,7% no faturamento dos e-commerces em relação ao ano anterior com o valor total de R$ 7.72 bilhões e 21,9% de aumento em relação à quantidade de pedidos entre os dias 26 e 30 de Novembro, que correspondem à véspera (quinta-feira) até o último dia (segunda-feira).

 

Outro dado bastante importante está no relatório da Black Friday 2020, da Nuvemshop. Os dados reportam crescimento de 151% no faturamento de lojas virtuais de pequenas e médias empresas, em relação a 2019.

 

E por que este dado de pequenas e médias empresas é tão importante?

Simplesmente porque ele comprova que o mercado tem espaço para todos!

 

Não são somente os grandes varejistas com alto poder de capital que conseguem se beneficiar da sazonalidade da Black Friday e Black November. Os marketplaces são uma poderosa ferramenta acessível para o orçamento de praticamente qualquer empresa. Some a isso bons produtos com um ótimo desconto, um excelente prazo de entrega e a estratégia de marketing digital certa e temos uma fórmula para o sucesso nas vendas. Mas será que se preparar para a Black Friday é só isso?

 

Sem entregas, não há vendas

 

Prazo e qualidade de entrega. Aqui é onde a competição realmente fica acirrada. Muitas estratégias surgiram para dar agilidade às entregas. É o caso do envio de produtos comprados online a partir de uma loja física, retirada em loja em até duas horas após confirmação do pedido, “frete full” 7 dias por semana. Essas são ideias tão simples, quanto excelentes e que geram uma enorme complexidade (que se bem executada é imperceptível para o cliente) para os negócios.

 

E qual  é o maior desafio?

 

Eficiência dos processos. Recebimento do pedido, transação financeira do pagamento, emissão de Nota Fiscal, separação do produto no estoque via WMS, leitura dos códigos de barras rápida com assertividade, etiquetagem, embalagem, envio do produto ou coleta por transportadora e/ou portadores, confirmação de entrega. São muitas partes que devem se movimentar em total sincronismo para o cumprimento dos prazos prometidos. Ao mesmo tempo, o cuidado a ser tomado com o produto para uma entrega impecável é fundamental para que todo o trabalho não seja invalidado em uma pesquisa de satisfação por conta de uma embalagem que chegou amassada nas mãos do cliente.

 

E os desafios não param por aqui!

 

Como lidar com o aumento expressivo do volume de entregas que a Black Friday gera para sua empresa?

 

Se olharmos os números de 2020, onde houve um crescimento nas vendas de praticamente 30%, temos que ser realistas e pensar que provavelmente a operação não comporta este crescimento. Não sem uma preparação tecnológica para isso!

 

Como fazer suas entregas sem ter mais equipamentos no armazém para suprir o aumento da demanda?

 

Vale a pena comprar mais equipamentos para utilizá-los num período tão curto de tempo?

 

A resposta é: provavelmente, não!

 

Locação de equipamentos na Black Friday

Adicionar ativos, sem necessidade de longo prazo, pode encarecer a operação e diminuir o resultado da empresa. É por isso que a locação de equipamentos na Black Friday pode ser a melhor alternativa para um curto período, como é o caso da Black Friday. Basta dimensionar o aumento planejado no parque de equipamentos, em relação ao crescimento esperado do volume de pedidos. Dessa forma, pode-se fechar um contrato com duração limitada ao período do evento, a um valor significativamente menor que o da compra de equipamentos. Este valor torna-se na verdade um investimento cabível no orçamento da empresa, que pode ter seu retorno medido, em virtude das vendas no período. Outra vantagem muito forte do contrato de locação é o pagamento como serviço mensal. Muitas empresas não conseguem alocar verbas de CAPEX (para compra de equipamentos), porém tem maior flexibilidade para OPEX, que é o caso da locação.

 

Agora que detalhamos nossa visão sobre a preparação da sua empresa para a Black Friday e o Black November, responda com sinceridade…

 

Sua operação está mesmo preparada para entregar a melhor experiência aos seus clientes e trazer o resultado que você espera?

 

A Quebeck conta com condições especiais para locação de coletores Honeywell – CK3 para a Black Friday, além de um time de especialistas para apoiá-lo durante o projeto. Conheça o case da DAFITI com o coletor CK3 e entre agora mesmo em contato para obter mais informações e uma consultoria completa focando no aumento das  vendas com a locação de equipamentos na Black Friday!

Mobilidade é crítica para a forma como as empresas fazem negócios. A variedade de dispositivos e Sistemas Operacionais disponíveis no mercado acelerou o processo de transformação digital das empresas adicionando complexidade ao ambiente de TI. No artigo de hoje, vamos apresentar a SOTI ONE PLATFORM, que integra 7 soluções que endereçam essa complexidade e toda a gestão de mobilidade corporativa.

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Com a pandemia da COVID-19 próxima de completar dois anos e o cronograma da vacinação ganhando um ritmo mais acelerado ao redor do mundo, muitos países já têm a contaminação pelo vírus e o índice de mortes suficientemente baixo e controlado para permitir que as pessoas retomem suas rotinas normais. Nos EUA, os jogos da NBA (maior liga de basquete do mundo) já contam com plateias de até 15.000 pessoas e existem muitas cidades onde o uso da máscara já foi liberado.

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