Há algum tempo já postamos um artigo falando sobre os motivos para uma migração de parque de coletores de dados baseados no Sistema Operacional Windows CE/Mobile para Android. Nossa abordagem nessa época estava mais focada em um ponto de atenção: a descontinuidade de suporte à plataforma Windows CE/Mobile. Conforme informamos neste mesmo artigo mencionado acima, o prazo final de suporte ao Sistema, bem como lançamento de “patches” de segurança era Janeiro de 2020. Isso significa que os coletores continuarão funcionando, porem não receberão mais atualizações e agora serão considerados obsoletos e também, não contarão mais com atualizações de segurança. Em contrapartida, o Android já é uma realidade em consolidação nas plataformas de coletores de dados. Neste artigo falaremos sobre as 5 vantagens da adoção do Android como Sistema Operacional para sua Operação de coletores de dados.

 

A pelo menos duas décadas (mesmo que sob outro nome comercial) os coletores de dados (handhelds em inglês) são dispositivos responsáveis pela mobilidade das operações de vendas, manutenção em campo e logísticas, bem como pela coleta de dados em tempo real, eliminando a necessidade do uso de formulários de papel e, consequentemente o retrabalho para inserção dos mesmos dados no sistema. Essa plataforma bastante consolidada vem passando por uma transformação e evolução tecnológica viabilizada pelo Sistema Operacional Android, que possibilitou que a interface e a experiência do usuário sejam idênticas ao uso de um Smartphone. Vamos listar as vantagens dessa plataforma:

 

Quais são as 5 vantagens do coletor de dados Android em relação ao coletor Windows CE/Mobile?

 

  1. Usabilidade melhor, custo com treinamento menor

Ao usar um coletor Android, a necessidade de treinamento para os usuários torna-se significativamente menor, devido a familiaridade com o Sistema Operacional que está em cerca de 86,6% dos dispositivos ao redor do mundo, segundo a IDC. A consequência disso é a redução de custos com treinamento e suporte aos usuários que se tornam muito mais independentes por conta dessa familiaridade com o Sistema Operacional.

*Fonte: idc.com

 

  1. Compatibilidade com o ambiente de TI da empresa

 

Nos dias atuais, as empresas já têm um ambiente de TI preparado para os dispositivos Android corporativos e até mesmo para o BYOD – Bring Your Own Device. As políticas de segurança já funcionam bem para este Sistema Operacional e toda a cobertura de políticas voltadas para o ambiente de Desktops e Notebooks já existe também para dispositivos móveis Android, o que torna muito mais similar e facilita a adequação e gestão do parque de coletores ao “compliance” da área de TI, em comparação com o Sistema Windows CE/Mobile. Outro ponto é a compatibilidade com as soluções corporativas, como o próprio pacote Office 365 da Microsoft, por exemplo e também, o próprio ERP. A busca por arquivos online e também o seu encaminhamento torna-se muito fácil. É possível abrir uma planilha Excel para visualização dos dados, ou mesmo, participar de uma reunião por voz ou vídeo através do Microsoft Teams, sem falar do uso do Outlook para e-mails.

 

  1. Diversidade de Aplicações (Apps) disponíveis para a plataforma Android

 

Essa vantagem muito significativa torna o coletor de dados uma solução potencial para destravar sua aplicabilidade no endereçamento de outras questões/dores do negócio, além do seu core, que é a coleta de dados. Por exemplo, a inclusão de um aplicativo de controle de jornada (ponto eletrônico) para o time de manutenção de campo poderia ser facilmente implementada com Apps que já estão prontos nas lojas de aplicativos e que, demandariam praticamente custo zero com desenvolvimento e adequações para o dispositivo. Este é apenas um, de milhares de exemplos que vemos acontecer na adoção de coletores de dados Android. Basicamente, ele vai solucionar o problema para o qual foi adquirido, porem com o tempo de uso e maturidade da Operação, o coletor de dados Android acaba sendo utilizado para várias outras aplicações que se mostram interessantes e eficazes ao longo do caminho.

 

  1. Compatibilidade com as melhores soluções de MDM do mercado

 

Ainda falando sobre custos com suporte, é fundamental que os dispositivos móveis estejam sob uma plataforma de controle e gestão, como é o caso das soluções de MDM (Mobile Device management). Essa solução permite a equipe de TI agilidade no processo de diagnóstico de um dispositivo com problemas, bem como no atendimento de chamados através do envio de comandos para instalação de aplicativos, modificações no perfil restritivo do equipamento, envio de mensagens aos usuários, modificações nas configurações e até mesmo o bloqueio em caso de sinistro. Algumas soluções contam até com o acesso remoto ao dispositivo! Aqui existe uma possibilidade ainda mais interessante: a extração de dados do equipamento como tempo de conexão (ou sem se conectar), duração diária da bateria e amarração com nome do usuário em posse do dispositivo. Uma gestão de ativos bastante acurada, com possibilidade de predição de comportamentos do dispositivo através da análise dos dados.

 

  1. Maior qualidade para soluções de captura de imagem e comunicação por voz

 

Os coletores de dados que rodam Android contam com câmeras significativamente melhores que as embarcadas nos coletores de dados Windows e essa tecnologia tende sempre a evoluir cada vez mais. Por conta disso, estes dispositivos podem ser ainda mais aproveitados por diversas aplicações que necessitam que o usuário faça captura de imagens. Outra aplicação muito interessante e que já conta com algumas soluções de mercado é coleta de dados através de comandos por voz. São as chamadas soluções hands free, onde o usuário faz uso da voz para a chamada de comandos como “abrir um arquivo”, ou mesmo “abrir aplicativo” mantendo suas mãos livres para poder executar outra tarefa em paralelo.

 

 

Deu para entender as principais vantagens na migração do parque de coletores Windows CE/Mobile para Android?

 

Agora que mostramos as vantagens para apoia-lo na tomada de decisão, deixamos também o alerta de que, existirão os desafios de aquisição da melhor solução para sua empresa, e também, os desafios operacionais e de projeto. Para isso, conte com os Especialistas da Quebeck para apoia-lo desde as etapas iniciais. Temos excelentes soluções em equipamentos e também, contamos com as melhores soluções de MDM do mercado, agregando o valor da nossa expertise neste tipo de projeto.

Quer migrar? Clique aqui

Até o próximo artigo!