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Como a Solução de totem de autoatendimento pode tornar incrível a Experiência do Cliente

Você está avaliando a adoção de uma Solução de totem de autoatendimento para o seu negócio? Tem dúvidas sobre esse tema e se deve investir nessa Solução? Pois bem, é para te ajudar na tomada de decisão que escrevemos este artigo!

Vamos falar sobre a Solução como um todo, sua aplicabilidade, benefícios (para seus clientes e para sua empresa), sobre uma visão geral do que se pode esperar em termos de crescimento desse mercado e seus desafios para os próximos anos.

Você provavelmente visitou um shopping recentemente, certo? Talvez. Você possivelmente pode ter ido ao aeroporto. Mas o que você pode ter visto em comum nesses dois lugares? Fast-Food. E o que os concorrentes desse segmento tem em comum (além do cardápio parecido)? Totens de autoatendimento.

Essa Solução vem ganhando espaço no mercado brasileiro e está se tornando comum nesse setor e também em restaurantes. Já se pode observar também o movimento dos varejistas e também dos atacadistas adicionando esse tipo de experiência em loja.

Mas qual o principal objetivo desse tipo de Solução?

Melhorar a experiência do cliente.

Parece óbvio usarmos esse termo tão evidenciado nos dias de hoje, onde uma avaliação de uma estrela por má qualidade do serviço, ou um simples comentário em uma rede social pode causar danos a marca de companhias gigantes. O contrário também é verdadeiro. Uma nova experiência, diferenciada e de melhor qualidade faz qualquer cliente virar um advogado da sua marca!

Mas afinal, quais são, de fato, os benefícios (para os clientes e para o seu negócio) de implantar uma Solução de totem de autoatendimento?

São muitos! Então, é melhor tratarmos de fazer uma lista:

A tal da Experiência…

Dar autonomia a um cliente para montar seu pedido, com a liberdade para escolher o que deseja é incrível! Algumas pesquisas de mercado revelaram que o consumidor quer liderar o processo decisório no momento de efetuar o pedido, já que, muitas vezes, a interação com o ser humano demora muito e gera frustração devido ao pedido não chegar da maneira como o cliente de fato ordenou. Customização é tudo!
Um totem de autoatendimento com uma solução de pedidos/compras customizadas, onde o cliente coloca seu próprio nome (e depois é chamado por ele no momento da entrega), através de botões de seleção intuitivos, visual com imagens e descrições dos produtos, torna o processo muito dinâmico (até mesmo divertido) e pode reduzir drasticamente os erros, garantindo uma maior satisfação do cliente. Ele vai se sentir único, pode acreditar.

Mas é só isso? Não!

O cliente também efetua o pagamento no totem, ao final do processo, através da máquina de cartão. A experiência autônoma é completa e pessoas de praticamente qualquer idade podem fazer seu pedido dessa forma.

Sem falar que os clientes ficam muito menos tempo na fila.

Já sei, você com certeza vai me perguntar agora… E como meu negócio é beneficiado com essa experiência?

O fato de oferecer a opção completa de customização para o cliente, ou mesmo o acesso a todo seu estoque com imagens dos produtos, descrições atrativas e até mesmo combinações entre eles, com certeza pode induzir a uma compra maior e gerar aumento de receita. Sim, o cliente gasta mais! O Mc Donalds pretende implantar o totem de autoatendimento em 70% de suas lojas ainda em 2019. Você acha mesmo que eles investiriam R$ 60M se não fosse para aumentar as vendas?

Mas não existe milagre. Somente através de um aplicativo muito bem elaborado, pensado para chegar a esse nível de excelência é que a “mágica” acontece. A Solução é tão importante quanto a qualidade do equipamento. Também não podemos deixar de mencionar a infra estrutura de rede necessária.

Outros benefícios importantes são:

Ganho de espaço interno

A redução de fluxo na área de pedidos (frente de caixa) pode liberar um espaço valioso que pode ser usado para colocação de mais mesas no caso de restaurantes, ou mesmo novos displays em lojas.

Redução de custos com mão de obra para atendimento

Por que não capacitar e realocar essas pessoas para sua área de produção e entrega? Pronto, acabamos de te dar uma ideia para ganhar escala!

Conhecer melhor o seu cliente

Através do armazenamento dos dados das compras, é possível criar um perfil dos clientes, o qual pode ser utilizado na estratégia de relacionamento para cultiva-lo e aumentar o seu ciclo de vida.

Até aqui já te demos argumentos interessantes sobre a Solução. Aqui vai mais um dado – até 2022 o mercado de totens de autoatendimento deve chegar a casa de U$ 20Bi. E para onde deve apontar esse mercado? Como ele deve evoluir?

Na China, os totens de autoatendimento já contam com o recurso de pagamento através do reconhecimento facial. Grande parte dos equipamentos (inclusive o que a Quebeck comercializa) já contam com a tecnologia, mas no Brasil ainda faltam alguns avanços e também a regulamentação para que ela possa ser utilizada como meio de pagamento.

Outro desafio com certeza é a inovação. Além da escolha da Solução, do desenho do projeto até sua execução, sistemas e processos, trazer a inovação como parte da cultura da empresa, através dos colaboradores é um grande desafio. Até para as gigantes.
Ter o parceiro certo para o projeto faz toda a diferença. Sem expertise, as chances de erro ou adoção da Solução inadequada aumentam significativamente.

E então…Com essas informações, você consegue decidir sobre esse investimento? Será que conseguimos tirar todas suas dúvidas? A Quebeck possui uma Solução completa de totem de autoatendimento e consultores especialistas para te ajudar desde o início do projeto. Entre em contato agora mesmo e te daremos todo o suporte!

E claro, continue acompanhando o blog para artigos como este. Até o próximo!

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