A realidade virtual/aumentada é um recurso bastante utilizado em ações de merchandising para campanhas promocionais, anúncios e eventos, mas essa tecnologia tem um potencial enorme para operações corporativas e este será o foco do nosso artigo de hoje.

Como a realidade aumentada pode ser aplicada a um processo ou operação?

Vamos pensar no cenário de manutenção de máquinas em uma indústria. A missão dos técnicos não é nada fácil. Os manuais do maquinário são muito extensos, costumam ter centenas de páginas sem falar nas instruções de trabalho atreladas ao processo e também os fluxos.

Buscar informações neste tipo de material, em papel, é uma tarefa árdua, mas que há algum tempo vem sendo endereçada com tablets na linha de montagem e a consulta ao material efetuada digitalmente reduz o esforço destes profissionais.

Agora, imagine este mesmo cenário, porém utilizando um aplicativo de realidade aumentada para reconhecer através da câmera do dispositivo uma peça defeituosa e ter todo o material técnico de manutenção dessa peça disponível após o reconhecimento. Você enxerga uma grande melhora no processo?

Redução de erros e até mesmo riscos, menor tempo de manutenção (o que implica em redução de custos), maior eficiência e eficácia do operador são os benefícios mais evidentes que podemos listar. Existem muitos outros e um deles, muito importante, é a melhoria do processo e da experiência do técnico de manutenção, que passa a contar com a tecnologia durante todas as etapas do conserto.

Entendido o potencial da aplicação da realidade aumentada para a área de manutenção, vamos agora dar um passo além!

Vamos adicionar essa mesma aplicação a um óculos robusto, com câmera e tela de realidade aumentada com sistema operacional Android, possua conexão bluetooth e também wifi. Agora, este mesmo cenário de reparo conta com comandos de voz para navegação dentro do aplicativo e abertura dos manuais e acionamento de pastas no sistema. O técnico passa a ter as mãos livres para desempenhar o trabalho e o relatório técnico de manutenção é confeccionado durante o processo. Mais uma vez, damos um salto de produtividade e eficiência no processo.

Este cenário já é uma realidade! Os óculos HMT-1 da REALWEAR é o produto certo para isso. Robusto, com uma linha completa de acessórios que vai desde baterias extras, carregadores, um capacete e a versão para área classificada, o HMT-1 é ideal para operações de manutenção em ambientes agressivos, onde o operador muitas vezes tem difícil acesso (exemplo andaimes e escadas).

Clique aqui e veja uma demonstração do óculos HMT1- da REALWEAR

A Quebeck é revendedora do óculos HMT-1 da REALEAR no Brasil e conta com time de especialistas no assunto para implementar este projeto de ponta a ponta.

Existem vários outros setores que deverão passar por disrupção devido a adoção da tecnologia de realidade aumentada e,  para encerrarmos o artigo, deixamos a seguinte pergunta:

A respeito de quais outras aplicações para o óculos da REALWEAR você gostaria de ter mais informações?

Deixe seu comentário para que nos próximos artigos o tema seja abordado, ok?

Até o próximo!

About Quebeck

A Quebeck é uma consolidada empresa de soluções em automação de processos e controle de dados, atuante desde 1997 em todo território nacional. Traduzimos tecnologia em negócios rentáveis através da consultoria em automação de processos e controle de dados. ;)