Continuando nossa série de posts sobre inovação, depois do nosso artigo sobre o uso de drones para inspeção de linhas de transmissão elétrica, hoje traremos mais um artigo sobre o uso dessa tecnologia. Dessa vez, vamos falar sobre algumas formas de se utilizar drones para execução de inventário e como alguns setores vem se beneficiando dessa solução.

O desafio da contagem do estoque (inventário) é uma tarefa bastante antiga e importante para as empresas. Dizemos que é um desafio, pois durante muito tempo em que essa atividade foi realizada sem tecnologia, ou com poucos recursos, ela sempre foi uma missão árdua para o operador, que tem uma responsabilidade enorme de não cometer erros na contagem. Inicialmente, a atividade era feita em pranchetas e a contagem toda manual, o que tomava um tempo enorme e exigia conferência.

Tempos depois, com a introdução da tecnologia dos códigos de barras, essa atividade teve uma enorme evolução, pois a cada “beep” do leitor, um novo item era lido e já contabilizado diretamente no sistema, o que gerou muita produtividade melhorando significativamente a acuracidade dos estoques e também, dos processos de entrada e saída das empresas.

Mas a evolução das aplicações de inventário não parou por aí. A tecnologia RFID possibilitou mais ganhos de produtividade, devido a leitura simultânea das tags, sem a necessidade direcional e de proximidade dos códigos de barras e elevou ainda mais o nível do processo.

Mas existem algumas partes do processo de inventário que são bastante complexas de se endereçar. Por exemplo, como fazer a contagem de contêineres em uma zona portuária de milhares de quilômetros quadrados? E como fazer a contagem de veículos no pátio de uma fábrica? Uma dica para responder às duas questões: todas podem ser resolvidas olhando de cima!

Mas vamos às respostas para essas perguntas, separando cada uma, por setor.

Automotivo e Portuário

Estes dois setores têm a demanda muito parecida, para o automotivo traremos como modelo, o inventário de veículos nos pátios de montadoras. Já para o setor portuário, a contagem de contêineres. A complexidade de controle da entrada de um novo veículo que acabou de ser produzido e a saída de outro que vai para a concessionária no caminhão cegonha conta com processos para o controle, mas não é nada simples e pode falhar muitas vezes. O mesmo ocorre com a entrada e saída de contêineres no porto.

Para endereçar essa questão, o drone é utilizado para sobrevoar a área a uma altura suficiente para varrer toda sua extensão, obter as imagens através de uma câmera de alta resolução e pré processar as imagens através do software, que fará a contagem dos veículos.

Vantagens

• Redução significativa do custo operacional que envolve a busca por ativos perdidos e também o controle dos mesmos (mitigação de retrabalhos com conferencia);
• Devido a facilidade da operação ela pode ser realizada com maior frequência do que o inventário convencional, garantindo o controle dos ativos;
• Relatório extraídos do sistema podem ser usados como base para auditorias externas.

Pontos de Atenção

• Os pontos levantados acima sobre cuidados trabalhistas e contratação de mão de obra capacitada são válidos aqui também;
• Áreas outdoor são consideradas espaço aéreo e requerem autorização de voo adequada dos órgãos responsáveis (ANAC e DECEA).

Existem muitos casos em que a demanda do inventário vai além do controle do estoque e o objetivo é também o rastreio dos ativos em tempo real. Para estes casos, pode-se também desenhar um projeto onde o drone efetua a varredura através das imagens aéreas e também pode levar embarcado um leitor RFID para efetuar a leitura de tags localizadas nos veículos e contêineres.

Este desafio é mais complexo e envolve custos maiores, por conta da necessidade da estrutura de rede wi-fi (para o monitoramento em tempo real), da tecnologia e das tags RFID, mas bem executado deve elevar ainda mais a produtividade e acuracidade do inventário e dos processos envolvidos na cadeia.

A Quebeck possui soluções de inventário de veículos e contêineres utilizando drones através de imagens aéreas e captura de imagem e possui a expertise necessária para ajuda-lo desde o inicio do projeto. Se sua empresa tem uma demanda ou projeto deste tipo, entre em contato agora mesmo para obter maiores informações.

Obrigado e até o próximo!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *