Continuando a nossa série de artigos sobre o uso de realidade aumentada nas áreas de manutenção com foco em produtividade, no artigo de hoje vamos detalhar como o óculos HMT-1 da Real Wear pode ajudar as empresas de energia elétrica a realizarem manutenções na linhas de transmissão com uma redução significativa dos custos operacionais.

Imagine o seguinte cenário: uma empresa de transmissão de energia deve constantemente efetuar manutenções seja preditiva ou corretiva nas linhas de transmissão. O que acontece na prática é o envio de um técnico até o local, que pode ser de difícil acesso, para que analise o problema e efetue a manutenção.

Outro ponto é que, se o técnico tiver que subir em uma torre/poste, como ele poderia levar consigo qualquer tipo de documentação ou dispositivo tecnológico para apoia-lo, como por exemplo um computador ou até mesmo dispositivos móveis? Como ele teria as mão livres para isso?

 Aqui entra a solução do óculos HMT-1 da Real Wear!

O HMT-1 é um dispositivo wearable, em formato de óculos, que roda Android. Ele possui uma tela de 7” emulada através da tecnologia de Realidade Aumentada, que funciona muito bem, seja sob a forte luz do sol, seja em dias nublados, câmera com capacidade para leitura de código de barras, gravação de vídeo, fones de ouvido e alto falante com viva-voz, microfone, GPS, Wi-Fi, Bluetooth e bateria com autonomia de até 10 horas. Além disso, ele possui embarcadas aplicações de navegação por comandos de voz através de documentos (word, pdf, etc) e media player para conteúdos em áudio e vídeo.

Estes recursos permitem que os profissionais utilizem as duas mãos durante a execução de suas atividades, podendo utilizar comandos de voz, ao mesmo tempo, para consultarem manuais, ou mesmo, comunicarem-se com outras pessoas de maneira remota, em tempo real.

Voltando ao nosso cenário, mesmo o técnico de campo tendo tantos recursos a seu dispor, em muitos casos, esse tipo de manutenção costuma ser complexa e demanda a experiência de um engenheiro. 

Mas, quanto custa enviar um engenheiro para o campo?

Um engenheiro é uma mão de obra de alto valor agregado. Em muitos casos as empresas de energia elétrica contratam mão de obra residente em outros estados e, até mesmo, em outros países. isso dificulta e encarece bastante o envio destes profissionais para o campo onde, muitas vezes é necessária a sua presença para que o técnico consiga executar as atividades de manutenção com seu auxílio é supervisão.

Recentemente a Real Wear lançou uma parceria com a Microsoft e agora, existe uma versão do Microsoft Teams compatível com o HMT-1. Isso significa que todos os recursos do Microsoft Teams ficam disponíveis na tela do HMT-1.

Confira a demonstração do HMT-1 com o Teams em nosso canal do Youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=mn10pkpLS1Q&list=PLZb7doEPzC31ZKtmqWKiHRZJtz3f9AVhD&index=4

Voltando ao nosso cenário de manutenção em campo, o técnico utilizando o HMT-1 conectado via Wi-Fi a um roteador de banda larga de qualquer Operadora, ou a uma conexão via satélite, ou até mesmo a um smartphone ou tablet com CHIP de dados fornecendo internet (desde que exista sinal disponível no local), poderia dar um comando de voz para acionar ou Microsoft Teams, entrar em conferência com o engenheiro que poderia estar trabalhando de qualquer lugar do mundo e iniciar a câmera para que o engenheiro tenha a mesma visão do técnico e preste o suporte adequado auxiliando o técnico durante todo o processo.

Além disso, através do repositório de arquivos do Microsoft Teams, o engenheiro poderia compartilhar arquivos com instruções de trabalho, manuais, procedimentos e até mesmo plantas para uso do técnico de campo. Ao final da manutenção, o engenheiro poderia solicitar uma rotina de inspeção e revisão, que pode ser gravada em vídeo através da câmera. E o técnico teria um vídeo para apoia-lo na confecção do relatório final, que será feito posteriormente, em seu computador.

Os benefícios do uso do HMT-1 na área de manutenção são muitos!

  • Redução de custos com deslocamento;
  • Redução de erros e riscos;
  • Apoio remoto em tempo real – mão de obra extremamente qualificada;
  • Acesso a todas as documentações técnicas em tempo real;
  • Gravação do procedimento;
  • Mais recursos proporcionam uma melhor experiência para o profissional alocado na atividade!

O HMT-1 da Real Wear também é compatível com EPIs, como por exemplo o capacete. Isso garante a segurança dos trabalhadores de campo até mesmo nos ambientes mais agressivos, pois também existe uma versão intrinsicamente segura – HMT-1Z1 para uso em áreas classificadas como Zona 1. Essa versão já vem acoplada ao capacete.

Confira a demonstração completa do HMT-1 em nosso canal no Youtube:https://www.youtube.com/watch?v=Nc3MFmNNZw4&list=PLZb7doEPzC31ZKtmqWKiHRZJtz3f9AVhD&index=2&t=5s

Agora que você já conhece o potencial do HMT-1 para a área de manutenção de linhas de transmissão de energia elétrica, consulte os especialistas da Quebeck para apoia-lo em seus projetos e reduza seus custos operacionais com aumento de produtividade do seu Time. Entre em contato!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *