Quem conhece o trabalho da Quebeck sabe que o foco principal do nosso negócio é garantir através de soluções de valor agregado, todo o Suporte e disponibilidade dos equipamentos e serviços, para que a Operação sofra o menor impacto e fique indisponível pelo menor tempo possível. Dessa forma, a área de negócios pode focar nas vendas, assim como as áreas de TI e Operações podem focar em suas entregas, sem se preocuparem com Suporte de Primeiro Nível aos usuários, ou mesmo, com a manutenção e os tempos de parada dos equipamentos. Neste artigo, falaremos sobre como funciona este modelo de contratação e também, sobre os benefícios que a locação pode trazer para o seu negócio.

Vamos começar então, demonstrando o desafio, da perspectiva do Cliente!

Vamos imaginar um cenário hipotético, onde fomos procurados por um gestor de TI de uma empresa de bens de consumo, que conta com uma equipe de 1.000 vendedores de campo, espalhados por todo o Brasil e necessita entregar um smartphone para cada um, com o objetivo de alavancar as vendas e aumentar a quantidade de novos clientes em sua base de dados.

Aqui vamos avançar a fase de homologação e desenho da solução (sem deixarmos de mencionar que também podemos ajudar) para a fase de assinatura de contrato. A decisão mais importante dessa fase é sobre a modalidade de contratação:

Aquisição dos dispositivos como ativos da empresa ou locação como serviço?

Aquisição

Os dispositivos entram no estoque como ativos da empresa e a despesa operacional deve ser do tipo CAPEX (sigla em inglês para Capital Expenditure), verba destinada a investimentos na aquisição de bens.

Desafios dessa modalidade:

  • Gestão do patrimônio pela área de TI, bem como da depreciação anual, pela área contábil;
  • Obsolescência dos equipamentos e destinação final, após este período – o que fazer com os equipamentos obsoletos? Saiba que o descarte dos mesmos deve ser feito de maneira ecológica, com certificações amparadas por lei ambiental;
  • Disponibilidade da Operação – inevitavelmente, os equipamentos ficarão obsoletos e a tendência é que deixem de ser compatíveis com as soluções e isso pode gerar a necessidade de uma atualização do parque, não prevista em orçamento;
  • Sustentação – suporte aos usuários atendendo ao *SLA acordado, conserto de equipamentos quebrados, logística de envio e retorno são alguns custos mensais que acontecerão durante a Operação, sem falar que, na aquisição, deverão ser contemplados equipamentos adicionais que serão utilizados como backup;

*SLA é uma sigla em inglês, cujo significado é Service Level Agreement. Em português, a sigla correspondente é ANS, que quer dizer Acordo de Nível de Serviço. Aqui estão contemplados os prazos de atendimento por severidade  de cada tipo de problema reportado nos chamados.

  • Custo de paradas – aqui, vale a pena demonstrarmos com uma conta simples que o tempo de parada deve ser medido através do custo que representa para o negócio:

Vamos supor que um vendedor trabalhe 8 horas úteis por dia, 22 dias por mês e tenha um faturamento mensal de R$ 176.000,00. Então:

8 * 22 = 176 horas trabalhadas por mês.

R$ 176.000,00 / 176 horas úteis = R$ 1.000,00 que ele deixa de vender a cada hora que ficar parado. São R$ 8.000,00 a menos em vendas, por dia!

Ainda falando sobre Sustentação, existirá um esforço enorme por parte das áreas (Negócios, TI, Fiscal e Logística) para dar suporte remoto aos usuários e movimentar os equipamentos (backup e quebrado), caso seja necessário efetuar uma troca em campo. Este é um grande problema, pois desloca energia dessas áreas para atividades que não são o foco e muito menos o core business da empresa. Ou seja, mais custos operacionais desnecessários!

Locação

Os dispositivos são alugados e o pagamento da despesa operacional é efetuado mensalmente, ao longo da vigência do contrato, como OPEX, sigla em inglês para Operational Expenditure.

Vantagens dessa modalidade:

  1. Não há necessidade dos equipamentos entrarem no estoque da empresa, ou seja, não há depreciação e a gestão de ativos é terceirizada ao prestador de serviços (Quebeck), eliminando o custo operacional que envolveria as áreas internas;
  2. Ao final do contrato os equipamentos são devolvidos ao prestador e a empresa não tem a preocupação e nem a responsabilidade da destinação adequada;
  3. O contrato deverá garantir a disponibilidade e compatibilidade dos equipamentos até o final, ou seja, se houver a necessidade de adequação do parque, não haverá custo adicional para a empresa;
  4. Toda a Sustentação fica sob responsabilidade da Quebeck, que tem uma oferta completa, contemplando os seguintes serviços:
    1. Todos os Equipamentos e Acessórios necessários, assim como a solução de MDM, custos com envio e retorno de equipamentos e os serviços de suporte e manutenção estão inclusos no contrato;
    2. Suporte de Primeiro Nível para os usuários – atendimento através de canais como telefone, chat, e-mail, WhatsApp com equipe técnica especialista em soluções de problemas;
    3. Solução de MDM – possibilita acesso remoto para configurações, envio de comandos de atualização, perfis restritivos por grupo de usuários, indicadores de sistema que demonstram geolocalização, frequência de conexão do usuário, conformidade, consumo de bateria e dados, e também auxilia na gestão dos ativos em campo;
    4. Estoque de equipamentos para backup destinados exclusivamente a sua Operação, garantindo a alta disponibilidade e reduzindo ao máximo os tempos de parada;
    5. Garantia de atendimento ao SLA contratado, que na modalidade mais agressiva pode ser de, no máximo, um dia útil, para envio do equipamento backup. A Quebeck orienta e fica responsável pelo fluxo logístico dos equipamentos para todo o território nacional, através de Operações respaldadas, do ponto de vista Fiscal – nosso time dará todas as orientações sobre quais são as Notas Fiscais necessárias para o trânsito dos equipamentos utilizados nos atendimentos de troca;
  5. Reparo dos equipamentos quebrados – todo o fluxo e os custos de manutenção dos equipamentos quebrados ficam sob responsabilidade da Quebeck. Dessa forma, os mesmos são reparados e voltam a integrar o estoque de equipamentos de backup para garantir a disponibilidade da Operação;
  6. Dedução das despesas OPEX da declaração do Imposto de Renda da empresa, gerando redução da quantia a se paga;
  7. Outros benefícios como baterias adicionais, visitas técnicas presenciais e ainda, descontos quando houver a negociação de renovação do contrato poderão ser consultadas, basta entrar em contato com nossa equipe de especialistas.

Neste macro fluxo demonstramos como funciona a locação

 

Apesar de termos detalhado as diferenças entre o modelo de aquisição e o modelo de locação de equipamentos, utilizamos como exemplo para o fluxo, uma Operação de vendas. Porem, a locação funciona e pode ser contratada para qualquer vertical de negócio. Utilidades (energia e saneamento), óleo e gás, mineração, área da saúde, manutenção e logística, com certeza podem se beneficiar do Contrato de locação.

Cenário hipotético para Logística

Você, gestor, vai iniciar a operação de um novo Centro de Distribuição (CD). Abaixo listamos algumas das atividades essenciais para o Go Live:

  • Contratar o espaço (Galpão);
  • Instalar porta-palets;
  • Contratar e implantar o sistema de WMS;
  • Contratar veículos (empilhadeira, paleteira, carrinhos, etc);
  • Dimensionar e contratar todo o time de operadores;
  • Definir a quantidade de equipamentos necessários (coletores de dados, impressoras de etiquetas, leitores de código de barras, computadores, etc).

A simulação acima não prevê em momento algum como será a sustentação dos equipamentos e nem se existem equipamentos backup disponíveis para os casos de quebra. Dessa forma, a operação começa a rodar no limite, e assim que os equipamentos começarem a quebrar, aparecerão os problemas e os prejuízos com as paradas da operação.

A locação, em conjunto com os serviços de valor agregado embutidos, tem o objetivo de minimizar e até mesmo prever os impactos possíveis, sem gerar custos adicionais (fora do orçamento anual) e também terceirizando todo o suporte e gestão para o prestador de serviços, mantendo os times internos focados nas metas e objetivos de negócio da empresa.

A Quebeck é o parceiro certo para apoia-lo desde a fase inicial do projeto, contando com especialistas nessa solução e diversos pacotes de serviços para locação. Consulte-nos agora mesmo!

Até o próximo artigo!