O fim do ciclo de vida do Windows CE/Mobile é uma preocupação para você? Pois bem, seja você empresário, gerente de TI, revendedor ou desenvolvedor de aplicativos, usando essa plataforma em dispositivos móveis robustos, preste atenção nesse artigo. Vamos falar sobre os desafios, possibilidades e oportunidades que uma migração de sistema pode oferecer.

Em 10 de abril de 2018, a Microsoft encerrou o suporte ao Windows Embedded CE 6.0, seguido pelo Windows Embedded 8.1 Handheld em 9 de junho de 2019 e, futuramente, encerrará o suporte ao Windows Embedded Handheld 6.5, em 14 de janeiro de 2020.

O uso de dispositivo móveis robustos nos setores de varejo, saúde, manufatura, logística e armazenagem, serviços de campo, governo e alguns outros é uma realidade consolidada há bastante tempo e a plataforma Windows dominou este mercado desde o início (até pela sua idade e falta de concorrência), mas a chegada do Android acabou provocando uma mudança muito forte na estratégia dos fabricantes.

Os dados confirmam que a adoção desse Sistema Operacional para operações com dispositivos robustos vem crescendo ano a ano e a estimativa é de que até 2021 o Android já seja o líder também desse segmento, consolidando-se como plataforma móvel mais utilizada no mundo.

Mas, por que o Android?

Este Sistema Operacional é o que provavelmente oferece o maior número de vantagens ao planejar sua estratégia de migração.

Vamos listar os prós e contras:

Prós

Custos com treinamento e adequações reduzidos

  • Os usuários familiarizados com a interface do Android em seus telefones celulares consideram a transição para um novo dispositivo Android menos dolorosa e a tecnologia touchscreen faz parte do dia a dia.
  • A maioria das Operadoras pode usar intuitivamente um dispositivo habilitado para Android com pouca adequação adicional. Os principais fabricantes de hardware estão fazendo um grande esforço para colocar versões atuais do Android em dispositivos móveis robustos. Isso se reflete nos mais recentes dispositivos móveis robustos – muitos se assemelham a um smartphone Android.

Tecnologia mais recente

  • O suporte a aplicativos desenvolvidos em linguagens mais recentes, combinado com o hardware e o Sistema Operacional que possui maior poder de processamento, garante uma performance muito mais alta do dispositivo, maior compatibilidade e integração com o ambiente corporativo.

Variedade de aplicativos simples que solucionam problemas complexos

  • Devido ao Android já ser o Sistema Operacional líder no mercado de dispositivos móveis “consumer”, a disponibilidade de aplicativos na loja da Google (em muitos casos gratuitamente) torna muito fácil e geralmente mais barata a solução de problemas simples, como a gestão de tarefas ou controles necessários para a área de TI.

Gestão remota via Soluções de MDM

Contras 

Orçamento para troca do parque de dispositivos móveis

  • As empresas precisam ter o orçamento disponível para investir em novas tecnologias. Este é um custo inevitável. A boa notícia é que existem algumas modalidades como o comodato, leasing operacional e trade-in que podem ser utilizadas em processos desse tipo.

Compatibilidade de aplicativos “core” legados

  • Este também é um custo inevitável – o desenvolvimento do(s) app(s) próprios da empresa para a plataforma Android.

Apesar deste ser um contra, aqui reside uma ótima oportunidade para os ISV’s (desenvolvedores), que se focarem no ROI (Return of Investment) e na UI (User Interface), voltada para o mundo Android, mais moderna, que deve proporcionar melhor experiência e performance ao usuário, com certeza terão argumentos de sobra para a venda do projeto de adequação do software.

Somos obrigados a ressaltar a importância de um parceiro experiente para um projeto dessa magnitude. Conhecimento sobre os sistemas legados, regras de negócio e processos, projetos de migração e obviamente da nova plataforma (de hardware e software) são itens obrigatórios. Os especialistas da Quebeck com certeza podem ajuda-lo!

Se você tem essa necessidade de migração e está buscando a solução e o parceiro ideal para este projeto, entre em contato agora mesmo.

E não deixe de acompanhar as postagens do nosso blog. Até mais!

About Quebeck

A Quebeck é uma consolidada empresa de soluções em automação de processos e controle de dados, atuante desde 1997 em todo território nacional. Traduzimos tecnologia em negócios rentáveis através da consultoria em automação de processos e controle de dados. ;)